CLÁSSICOS DO SUSPENSE
Na fase dourada da EC, a ‘new trend’, que compreende do período de 1950 a 1955, Will Gaines editou duas coleções de crime: CRIME SUSPENSTORIES e SHOCK SUSPENSTORIES.
Pode-se fazer subdivisões dentro deste período, por exemplo, que entre 1950 e 1952, as revistas da EC, sob o comando de Will Gaines, estavam sendo criadas. Não é até 1953 que alcançam seu máximo esplendor. Em 1953 começa a se notar a entrada de novos roteiristas... mas digo: se entrarmos em detalhes, a new trend pode ser considerada o período máximo da EC.
As histórias publicadas nessa revistas foram novidades não porque foram as primeiras a se dedicar aos maléficos crimes, mas sim por serem pioneiras em introduzir finais cruéis, porque nelas o bem não tinha porque vencer e pessoas inocentes podiam sofrer injustiças. Também abordavam temas que eram tabus como o racismo, a delinqüência juvenil e as drogas. Não era de se estranhar que grupos conservadores investissem contra os colecionadores. Inclusive algumas foram utilizadas como exemplo no livro “A Sedução dos Inocentes”, do Dr. Wertham.
CRIME SUSPENSTORIES: esta série é formada por vinte e sete números. O primeiro apareceu em outubro de 1950 e existem duas versões: uma com numeração inicial (quer dizer, número 1) e outra que aparece com o número 15. Isto se deve porque a primeira edição desta revista é a continuação de VAULT OF HORROR. Supostamente continuariam com o número 15, fazendo alusão aos já publicados, e se fez uma tiragem com os créditos indicando este número 15. Mas a segunda tiragem foi mudada, recebendo uma numeração própria, que começou do primeiro. Entre a edição 3 até a 16, a última história era narrada por uma velha bruxa. Entre as edições 11 e 15 apareciam histórias EC Quickie: que eram relatos divididos, um mesmo início dava dois ou três finais diferentes. A capa da edição 22 foi a que causou controvérsia e problemas, a de um homem segurando em sua mão direita um machado e na esquerda a cabeça decapitada de uma mulher. Foi a última capa com desenhos de Johnny Craig (até aquela edição todas as capas haviam sido suas, salvo a de n° 19). A capa de n° 26, de Jack Kamen, apresenta um homem com uma capa de chuva caindo nos trilhos de um metrô. Inicialmente pensou-se em incluir a história “Master Pace”, mas isso não aconteceu e a capa ficou sem nenhuma ligação com as histórias do miolo. A última edição apareceu em fevereiro de 1955.
Master Pace era uma história idealizada por Al Feldstein, sobre um antigo chefe de um campo de concentração nazista que é reconhecido no metrô de uma cidade norte-americana por uma de suas vítimas. Com final surpreendente, marca da casa, rompeu barreiras com narrativa visual de Bernie Kingstein, que com sua arte estendeu o roteiro de seis para oito páginas, modificando por completo sua estrutura. É engraçado que, deixando de lado o grande valor da história, tenha sido utilizada como exemplo de “quadrinho feito na EC”, quando na verdade não era.master Race foi publicada no número 1 da série IMPACT (Março de 1955) e pertencia a New Directory. A capa da revista, obra de Jack Davis, fazia alusão à história.
SHOCK SUSPENSTORIES: Esta série é formada por 17 números e a editaram seguindo o modelo moderado da Crime Suspenstories. A primeira edição apareceu em fevereiro de 1952. As capas foram de vários desenhistas, principalmente de Al Feldstein e Wally Wood. No número 9 (Junho de 1953), Reed Crandall desenhou sua primeira história para a EC. E na edição 13, Frank Frazetta desenhou sua única história sozinho, “Squeezie Play”, onde o protagonista tem os traços do próprio Frazetta. Esta história é famosa por quem a desenhou, mas nos dias de hoje não se sabe quem a escreveu. Há suspeitas que tenha sido Gaines, Feldstein ou Jack Oleck.
O trabalho de Frazetta na EC Comics, basicamente, era ajudar seu amigo Al Williamson em algumas histórias de ficção científica. A única capa que fez sozinho foi para a WEIRD SCIENCE FANTASY N° 29. Squeezie Play foi uma das poucas histórias da EC publicada na Espanha (Comix Internacional #42 – Especial EC). Frazetta foi também encarregado de fazer as capas das reedições em bolsilivros pela Ballantine Book em 1965 e 1966, das revistas da EC.
A última edição apareceu em dezembro de 1954, pouco antes do cancelamento da Crime Suspenstories.
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